quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O reclamão

Quando eu morava em Canoas vivia me estressando com a péssima qualidade do transporte público de lá. Os ônibus de dentro e os intermunicipais, tudo era ruim (pelo menos as linhas do Mathias Velho, bairro onde eu morava). O trensurb e o serviço de Integração (ônibus que pega no trem e leva pro bairro) também... péssimos. Dei um jeito de voltar ligeirinho a morar em Porto Alegre, pra ficar próximo do trabalho. Gasto uma grana com aluguel e etc, mas me poupo da agonia (física e psicológica) de usar ônibus e/ou metrô na hora do rush. Se você pega um ônibus pra Canoas às 18h e pouco, é quase certo que vai encarar um engarrafamento gigantesco que começa ali pelo aeroporto e só termina depois da ponte, na divisa Canoas/Porto Alegre. Ah, claro, ônibus cheio. Se pega o trem, não pode ser claustrofóbico. Cada mínimo espaço dentro do vagão é preenchido. Você é empurrado, espremido, acotovelado e, de vez em quando, tem que aguentar alguns cheiros não muito agradáveis devido à proximidade inevitável de outros passageiros. Ah, antes, quando o trem chega na estação, saia da frente ou você será atropelado por uma manada de gente mal educada que entra no vagão como se a vida delas dependesse de conseguir um lugar pra sentar.
Pois bem, este é o quadro. Isto é o que o "pobre trabalhador" da região metropolitana tem que suportar todos os dias. Talvez seja o que eles merecem. As pessoas são embotadas, embrutecidas... parecem não se incomodar com nada. Principalmente não reclamam de nada. Você pode sapatear na cabeça delas que a única reação será um grunhido, quando muito. Buenas, eu reclamava. Mandei muitos emails pra Vicasa, em Canoas, criticando principalmente o serviço de Integração. Nunca fez diferença. As coisas seguiram do mesmo jeito. Pessoas apertadas como sardinha, pessoas mofando nas paradas, pessoas pagando uma passagem nada barata. São as mesmas pessoas preocupadas apenas em chegar logo em casa (ou no trabalho), ignorantes dos seus direitos e do seu poder. Pessoas de caras cansadas, de rugas precoces e salientes, de gorduras sobrando pra todos os lados, pessoas fumando o seu cigarrinho venenoso pra aguentar a pressão. Vão chegar em casa e ver novela. No meio desta gente que parece não se importar com nada tem um ou dois Telmos. Que não fazem porra de diferença nenhuma. E os empresários, MILIONÁRIOS, ficando cada vez ricos, obrigado.
Buenas, tudo isso foi apenas um preâmbulo pra dizer que esta semana tive que mandar um email pra Carris. Aqui a coisa é um pouco mais triste porque o transporte público em Porto Alegre já teve dias melhores, já foi referência e merecedor de muitos elogios. Escrevi um email indignado pro SACC deles. Se dignaram a pelo menos mandar uma resposta (coisa que nunca recebi da Vicasa). É uma resposta padrão, provavelmente a mesma que é enviada pra todo mundo, mas já é alguma coisa. Dá pra desconfiar que pelo menos leram o email.

Moro no Centro de Porto Alegre e utilizo, vez ou outra, as linhas circulares C1, C2 ou C3. Gostaria de utilizá-las mais, mas o serviço é tão ruim que opto sempre por caminhar do Mercado Público até minha casa, perto do Gasômetro. Não é perto e mts vezes estou tremendamente cansado, mas já aprendi que esperar os circulares é tarefa quase sempre exasperante. Só que ontem vocês se superaram. Ontem o serviço conseguiu ser pior do que já era (embora pareça difícil piorar algo tão ruim). Era em torno de 19h. Esperei, junto com muitas outras pessoas, uma eternidade pelo C1. Na chuva. Em outros tempos se espera no frio, e mesmo quando eles chegam, ficam parados um tempão, com as portas fechadas. Aí, tentando melhor sorte, fui pra parada do C3, que demora muito mais pra me deixar em casa. Qual o que... mais uma eternidade esperando. E creiam, não estou sendo exagerado. Vi a chegada de uns dez Auxiliadoras, Rio Branco, Carlos Gomes, etc. Mas nada do C3. Enquanto isso, na parada do C1/C2, só chegavam ônibus (estes pequenos, ridículos, que vocês botaram pra substituir os antigos) “fora de serviço”. Por que tanta demora? Foi por causa da chuva? Por causa do trânsito no horário de pico? Bom, seja qual for o motivo, penso que é obrigação de vocês pensar em uma solução. Coloquem mais ônibus. Coloquem ônibus emergenciais (que saiam do centro) quando os outros estiverem presos no trânsito. Sim, estes também ficarão presos, mas garanto aos senhores que é muito melhor ficar parado dentro de um ônibus do que na chuva e no frio. 
Porto Alegre já foi uma referência em qualidade de transporte público. É triste que isto tenha se perdido. É triste o descaso para com os usuários. Vocês podem alegar que o número de passageiros não justifica uma frota maior, mas devo lembrá-los que, assim como eu, muita gente só não usa o serviço porque ele é RUIM. E de qualquer maneira, os poucos usuários que existem merecem um melhor tratamento. Fica então o pedido: tentem melhorar este serviço, por favor, façam uma experiência. 
As pessoas em geral são acomodadas, incapazes de fazer valer sua indignação (fico imaginando quantos emails iguais a este vocês receberam... provavelmente nenhum) e assim explicitar a gravidade do problema. Por isso sugiro aos senhores que tentem usar um dos circulares num dia de chuva e/ou frio em horário de pico. Garanto que vai mudar a sua opinião a respeito da coisa.

Mario Guerreiro

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Minha filha rock and roll

Minha filha vai fazer 15 anos no início do mês que vem. Eu vou fazer 40, no dia 17. Ela odeia quando acontece, mas na rua já pensaram que éramos namorados, re, re, re. Somos escorpianos os dois. E estamos afinados. Depois de ter transitado por zonas nebulosas da música, a mocinha descobriu o rock'n roll. Numa época em que tantos adolescentes (e seus estúpidos pais) ouvem toneladas de lixo, é um alento ter uma filha que gosta de rock. Não que o rock esteja isento de críticas, longe disso, mas este tipo de música, enquanto estilo, enquanto comportamento, é infinitamente mais recomendável do que o resto das coisas que a gurizadinha anda consumindo.
E hoje falei com ela no Gtalk. Um pouco pra guardar pra posteridade, um pouco porque o blog tá meio abandonado, resolvi postar aqui a nossa conversa. Foi divertida.

eu:  Oi, cara de boi
 Melissa:  ooi
 eu:  tua mãe falou que eu liguei?
 Melissa:  sim
 eu:  então... já marquei a consulta... segunda, 10:30
 Melissa:  tenho prova
 eu:  ihh... sério?
 Enviado às 14:13 de quinta-feira
 Melissa:  capaz
mas eu pego atestado
 eu:  tá.. então tu vem?
tem que decidir logo... senão eu vou desmarcar
 Melissa:  vou ter que ir né?
fazer o que...
daí eu ficarei cntg até segfunda
segunda*
adivinha quem virá morar aqui?
 eu:  aqui onde? na tua casa? em N Sta Rita? Em poa? No Brasil?
 Melissa:  minha home
 eu:  tudo é aqui pra mim
 Melissa:  ha ha ha
 eu:  deixa eu ver... a Júlia?
 Melissa:  sim
amanhã
 eu:  legal... tu vai ter uma amiguinha pra brincar... re, re, re
 Melissa:  ra ra ra
que graça
tu vai amanhã pra lá?
matyhias
mathias*
 eu:  não sei... a princípio sim... mas sabe como sou...
 Melissa:  talvez eu ganhe uma camiseta ou box do SEX PISOLS de aniver
QUE TUDO -
PISTOLS*
 eu:  rs... vai ouvir sex pistols primeiro, pra depois comemorar...
 Melissa:  mas eu baixei um onte de musica deles
e  gosto SIM
tu acha que não
mas SIM
 eu:  rs... minha filha é punk
 Melissa:  ??
 eu:  vamos montar uma banda punk?
 Melissa:  eu & tu Tu & eu?
ô vambora
 eu:  bora...
 Melissa:  então tá
 eu:  tu vai amanhã?
 Melissa:  pra lá? sim
 eu:  é hoje o VMB?
tu vai olhar?
 Melissa:  aquela porcaria? sim, as 22hs
 eu:  pq porcaria?
 Melissa:  pq é uma merda
só banda ruim vai tocar
tirando o arnaldo antunes
 eu:  então não olha
 Melissa:  mas é claro que não
só quero ver quem vai ganhar o artista internacional
tomara qe seja o FOO FIGHTERS ou STROKES
 eu:  mas eles vêm pra receber?
 Melissa:  não, o vencedor da promoção vai viajar com o didi pra entegar em mãos
ta vou lá
beijo, me liga hoje
te amo mt!
 eu:  o Didi... tu vê... a Globo emprestou ele pra MTV?
 Melissa:  hahaha
mt bos
 eu:  bjs... I love you
 Melissa:  boa*
hsuahsuas
 Enviado às 14:29 de quinta-feira

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Imagens

 Eu criticava um amigo por ser "viciado em imagens", mas desde que descobri este site, não consigo mais parar de catar  coisas pra guardar num banco de "inspirações". Tem de tudo neste endereço: desenhos, pinturas, fotos eróticas, concept design, comportamento, filmes, gifs animados, etc, etc. Uma imagem leva a outra e, se bobear, a gente passa o dia navegando.