segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Stan Disney ou Walt Lee?

A Disney comprou a Marvel... vejam só. Esse desenho aí eu fiz meio que plagiando a charge do meu amigo Tacho, do NH (ele fez um Hulk com orelhas mickeymouseanas).

A Marvel foi uma das coisas mais marcantes que aconteceram na minha vida. Por mais que eu gostasse também de Batman e de alguns outros personagens da DC Comics, meu primeiro contato com o universo dos heróis foi lendo gibis da Marvel, e aí ficou a predileção pelo "espetacular" Homem-aranha e seus colegas de casa. Os personagens da Marvel sempre me pareceram mais "sólidos", menos fantasiosos que os da DC. Pura idiossincrasia minha, claro. Se X-Men e Quarteto Fantástico não são grupos de seres pra lá de fantasiosos, então não sei o que é. Talvez colabore para esta minha impressão o fato de que as histórias da Marvel eram ambientadas em cidades de verdade e não numa Metrópolis ou numa Gotham City da vida. Mas também isso é bobagem: morar no Greenwich Village não torna o Doutor Estranho mais verossímil. No fim a preferência se resume ao acaso: a Marvel chegou primeiro.
Mas já faz muito tempo que parei de ler colecionar gibis. Numa época em que os títulos nas bancas eram menos numerosos, as histórias menos pirotécnicas - mas mais legais - e as minhas pretensões intelectuais embotadas ou inexistentes, tive pilhas e pilhas de revistas em quadrinhos atulhando meu quarto e enchendo meus dias de alegria. Agora tenho pilhas e pilhas de livros, mas nem sempre sou alegre. Não estou reclamando, livros e gibis são literatura. Alguns quadrinhos, muito poucos, são boa literatura. Alguns livros, e não poucos, não são boa literatura, mas na média os livros ainda estão muito à frente. Fico com eles.
Ia terminar este texto dizendo que "...só não gostaria de ver meus antigos ídolos vestindo o chapeuzinho do Mickey", mas isso seria uma idiotice minha. Os heróis de antigamente já viraram mangá, já ganharam versão "baby", já foram mortos e ressuscitados uma dezena de vezes. Não vai ser a coisa mais disparatada do mundo se, muito em breve, testemunharmos um "crossover" Marvel X Disney. Que venha o Super-Pateta!

Nenhum comentário: