quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Leituras

De uns tempos pra cá, venho lendo dois, às vezes três livros ao mesmo tempo. Descobri que assim leio mais. Ao contrário de alguns amigos, que lêem um livro numa sentada ou em poucos dias, eu demorava muito pra acabar uma leitura. Lia uma média de dez páginas por dia - quando lia, porque às vezes passo dias sem pegar um livro. Raríssimos foram os momentos em que encetei uma leitura e devorei mais de 40 páginas (destes, lembro "O Ensaio da Paixão", do Cristóvão Tezza, que nem era tão bom assim). Muitas leituras me cansam. Mas lendo mais de um livro ao mesmo tempo a coisa rende. Canso de um, pego outro. Canso do outro, pego um outro ainda.
Pois bem, meus três últimos livros foram estes aí de cima. Sempre quis comentar minhas leituras, mas quando penso em tudo o que já li, e no quanto seria cansativo escrever sobre isso, logo desisto. Buenas, agora tô parado em casa (tocando uma história em quadrinhos) e com mais ânimo pra este tipo de coisa. Quero fazer comentários bem simples, sem pretensões muito intelectuais e principalmente sem afetações. A minha esperança é encontrar gente que leu os mesmos livros e trocar umas ideias. Sou um cara bem limitado, muitas coisas me escapam...

Ããããhhh... é incrível, mas eu comecei a escrever e me deu um desânimo sem tamanho. Esse lance de ficar escrevendo sobre leituras é muito sacal. Vou resumir em poucas palavras os livros, ok?

Morte Acidental de um Anarquista - Dario Fo - Lindo, sensacional, engraçadíssimo, crítico, inteligente, bem escrito... não deixem de ler por nada deste mundo!
O Ninho da Serpente - Pedro Juan Gutiérrez - interessante às vezes, mas narcisista, egocêntrico demais. O livro é assumidamente autobiográfico. Fico imaginando que grande mala sem alça deve ser esse Pedro Juan.
O Caminho de Los Angeles - John Fante - Imbecil, debilóide, péssimo, péssimo. É um livro póstumo. O cara deveria ter queimado os originais antes de morrer. Não percam o tempo que eu perdi lendo esta coisa. Ou percam, e de repente me digam se fui eu que não entendi direito a proposta.

Livros, livros, livros... tanta coisa boa, tanta coisa ruim.

3 comentários:

Domenica disse...

O que mais do Fante tu já leu?

Emerson Wiskow disse...

Cara, com essa fiquei louco pra ler esse livro do Fante.

Unknown disse...

meu velho....
preciso de intruções pra ontem sobre computação gráfica, animação, e etc......
entra em contato comigo...tenho entrevista segunda de manhã...!..!..!... 3019 7968 ou 96495566

abraço,
andré.