sexta-feira, 15 de março de 2013

This is a Rebel Song - Sinéad O'Connor

Meus amigos mais rockeiros vão me chamar de bicha-gay-viado-etc. Acho que os não-rockeiros também (na real, os camaradas vivem se xingando assim). Que chamem... não me importo. Nada vai mudar. O que me importa agora é compartilhar esta música com outras pessoas e talvez enternecê-las também. Cada vez que ouço - e tenho ouvido muito, porque achei muito bonita -, choro. Poderia dizer que "ando meio à flor da pele", mas a verdade é que a voz e as músicas da Sinéad O'Connor sempre me comoveram. Andava sem ouvi-la já há bastante tempo. Em alguma das minhas "limpas", tinha me desfeito de seus CDs. Também não ouço muita música no computador (gosto de música, mas não sou aquele tipo de pessoa que está SEMPRE escutando). Voltei a encontrá-la porque, dia desses, desfazendo-me de vários outros CDs, acabei pegando na troca uma coletânea de alguns dos seus maiores sucessos: So Far... um nome bom pro disco e bom pra mostrar há quanto tempo eu não comprometia minha sexualidade chorando ao ouvir uma música.
Bem, essa "This is a Rebel Song" me era desconhecida. Ouvi a primeira vez e achei bonita, mas guardei o CD e não tornei a escutá-lo por algum tempo. Aí, dia desses, ouvi de novo. Continuei achando bonita, mas não fazia a menor ideia do que dizia (meu ouvido inglês é meio surdo), então fui buscar a tradução na internet. A partir daí me pegou. A letra me fez gostar ainda mais da música e fiquei impressionado comigo mesmo: como pude achar essa composição apenas bonita quando, na verdade, é linda?
Sugiro a leitura da letra (e sua tradução) antes de ouvir/ver a música. Faz ter uma outra percepção da coisa. Tentei entender se era uma canção de amor (como a cantora diz no vídeo) ou uma música política, como o título sugere. Nos comentários do YouTube muita gente diz que se trata de um protesto contra a opressão dos ingleses sobre a Irlanda. Não sei... é bela de qualquer jeito.


I love you my hard englishman
Your rage is like a fist in my womb 
Can't you forgive what you think I've done 
And love me - I'm your woman 
And I desire you my hard englishman 
And there is no more natural thing 
So why should I not get loving 
Don't be cold englishman
How come you've never said you love me
In all the time you've known me 
How come you never say you're sorry 
And I do
Ah, please talk to me englishman
What good will shutting me out get done 
Meanwhile crazies are killing our sons 
Oh listen - englishman 
I've honoured you - hard englishman 
Now I am calling your heart to my own 
Oh let glorious love be done 
Be truthful - englishman
How come you've never said you love me
In all the time you've known me
How come you never say you're sorry
And I do
I do

Eu te amo, meu duro inglês
Sua raiva é como um soco no meu útero
Será que você não pode perdoar o que você acha que eu fiz?
E me amar, eu sou sua mulher...
E eu te desejo, meu duro inglês
E não há nada mais natural
Então porque eu não mereço amor?
Não seja frio, inglês
Como é que você nunca disse que me ama
Em todo esse tempo em que me conhece?
Como é que você nunca pede desculpa?
E eu peço...
Oh, por favor, fale comigo, inglês
Que bem vai fazer em me calar
Enquanto loucos matam nossos filhos?
Agora escute, inglês
Oh, eu te honrei, duro inglês
E agora eu estou chamando seu coração pra ser meu
Oh, deixe o glorioso amor ser feito
Tenha fé, inglês
Como é que você nunca disse que me ama
Em todo esse tempo que me conhece?
Como é que você nunca pede desculpa?
E eu peço...
Eu peço...

2 comentários:

José Alves disse...

De fato, é uma canção linda e de protesto. Ela simula o que uma mulher irlandesa poderia dizer a um lord inglês. Obviamente uma metáfora sobre a relação Irlanda e Inglaterra0. Sinéad a compôs em contraponto a uma frase de Bono, quando este disse numa entrevista que Sunday, Bloody Sunday não era uma canção rebelde.
Detalhe: há uma versão reggae em que as posições da Irlanda e da Inglaterra são invertidas.
PArabéns pelo blog.

Parabéns pelo blog.

Telmo disse...

Obrigado pelas informações, José Alves. É bom saber que mais gente se interessa por essa artista.

Abraço.