quarta-feira, 31 de março de 2010

É um mundo doido lá fora!

Caracas... eu tava lendo sobre estas experiências dos caras lá na Europa que conseguiram reproduzir parcialmente os eventos imediatamente subsequentes ao Big-Bang. É assustador, mesmo para sujeitos como eu, que da física nuclear só sabem que ela existe. Me interesso pelo assunto, mas ao mesmo tempo me sinto um merda, por entender tão pouco. Olha que doido o negócio: um túnel subterrâneo formando um círculo gigante de quase 27km. Fronteira da Suíça com a França. Neste círculo, os caras conseguiram acelerar partículas de próton a 7TeV (sete trilhões de eletronvolts - e é claro que eu não tenho a mínima ideia do que significa isso) e fazer com que elas se chocassem. As partículas aceleradas fazem 11 mil voltas por segundo no túnel gigante, só pra se ter uma ideia da velocidade. Imaginem também a energia que um choque destas coisinhas libera. Pois bem, parece que os caras lá já enfrentaram vários processos judiciais tentando parar a experiência. Quem os moveu foram pessoas - que como eu - pensam que isso pode causar o fim do mundo (mas eu não tô nem aí pro fim do mundo - isso foge inevitalvelmente ao meu controle). Os cientistas estão eufóricos, parece que com o sucesso da experiência se abre uma nova era na história da física moderna. A ideia agora é fazer experiências ainda mais ousadas. Eles dizem que toda a informação captada dos choques destas partículas vai ser objeto de estudo para os cientistas por muitos anos. Olha o que os caras pretendem:
"As metas do LHC são bastante ambiciosas. A principal delas é encontrar uma partícula denominada Bóson de Higgs - que explicaria como todas as coisas do universo possuem massa. Também será possível investigar se há outras dimensões espaciais além das três conhecidas e estudar como a evolução do cosmos deve ter começado."
Não é pouca coisa, hein?!! Também não é pouca a grana investida no brinquedinho: 3 bilhões de euros. Três bilhões de euros pra recriar o vazio. Sim, parece que um dos resultados dos choques entre partículas é a criação de buracos negros. Que doido isso! Curioso também é isso:
"Acelerar prótons a 7 trilhões de eletronvolts significa que eles correm a 99,99% a velocidade da luz ou 11 mil voltas por segundo no megatúnel de 27 km."
Por que será que não conseguiram esse 1% que faltou pra chegar à velocidade da luz? Não parece um detalhe sem importância? Pô... quem consegue 99,99% deve conseguir 100%. Mas isso é coisa que provavelmente os crânios de lá devem explicar razoavelmente. A matéria que li, infelizmente, não achou relevante.
Mais uma do mundo das pessoas muuuuuito inteligentes (li no blog do Allan Sieber, que por sua vez reproduziu uma notícia da coluna do Élio Gaspari): um matemático russo chamado Grigori Perelman resolveu, há 6 anos, um dos "sete grandes mistérios da matemática", a saber, a Conjectura de Poincaré. O doido na história deste cara é o próprio. Excêntrico, genial, maluco, desapegado, doido, doido. Olha isso:
"Perelman resolveu a conjectura em 2002. Em vez de mandar seu trabalho para uma revista científica, onde um painel de estudiosos estudaria a consistência dos argumentos, simplesmente jogou os textos na internet, num arquivo público de trabalhos acadêmicos. O trabalho não dizia que a conjectura havia sido resolvida, essa tarefa cabia a quem o lesse. (Um matemático gastou três meses para entendê-lo.) A comunidade dos sábios consumiu dois anos estudando, invejando e, em alguns casos, buscando uma falha na explicação. Perda de tempo.
Quando Perelman foi convidado por Princeton, pediram-lhe um currículo. Respondeu que, se não sabiam quem ele era, não deveriam convidá-lo. Como o MIT chamou-o depois que resolveu a Conjectura de Poincaré, recusou porque deveriam tê-lo chamado antes. Num último convite podia ganhar quanto quisesse e fazer o que quisesse durante o tempo que bem entendesse. Respondeu que estava comprometido com seus alunos do ensino médio de São Petersburgo, o que nem era verdade."
É ou não é pro cara se apaixonar por um sujeito destes?
Buenas, tá dada a minha contribuição para o mundo das notícias relevantes sobre as quais não temos ingerência alguma e das quais, talvez, dependa a nossa existência futura.

2 comentários:

Unknown disse...

Mais do que relevante, a notícia é fantástica, assustadora, fascinante, e com um "que" de apaixonante também. Sou apenas um humilde aluno universitário de Engenharia, mas interesso-me por essas genialidades!

Domenica disse...

Tá, e aí?
Também não entendo nada de física, de nenhuma espécie...
Mas pra que que isso tudo serve mesmo? Pra que gastar toda esta grana nisso? Vai salvar a vida de quais criancinhas? Vai curar o câncer? Tá, confesso que estou de mal humor...
Tudo bem, a poesia tb não serve pra nada :)...
bjs