quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O reclamão

Quando eu morava em Canoas vivia me estressando com a péssima qualidade do transporte público de lá. Os ônibus de dentro e os intermunicipais, tudo era ruim (pelo menos as linhas do Mathias Velho, bairro onde eu morava). O trensurb e o serviço de Integração (ônibus que pega no trem e leva pro bairro) também... péssimos. Dei um jeito de voltar ligeirinho a morar em Porto Alegre, pra ficar próximo do trabalho. Gasto uma grana com aluguel e etc, mas me poupo da agonia (física e psicológica) de usar ônibus e/ou metrô na hora do rush. Se você pega um ônibus pra Canoas às 18h e pouco, é quase certo que vai encarar um engarrafamento gigantesco que começa ali pelo aeroporto e só termina depois da ponte, na divisa Canoas/Porto Alegre. Ah, claro, ônibus cheio. Se pega o trem, não pode ser claustrofóbico. Cada mínimo espaço dentro do vagão é preenchido. Você é empurrado, espremido, acotovelado e, de vez em quando, tem que aguentar alguns cheiros não muito agradáveis devido à proximidade inevitável de outros passageiros. Ah, antes, quando o trem chega na estação, saia da frente ou você será atropelado por uma manada de gente mal educada que entra no vagão como se a vida delas dependesse de conseguir um lugar pra sentar.
Pois bem, este é o quadro. Isto é o que o "pobre trabalhador" da região metropolitana tem que suportar todos os dias. Talvez seja o que eles merecem. As pessoas são embotadas, embrutecidas... parecem não se incomodar com nada. Principalmente não reclamam de nada. Você pode sapatear na cabeça delas que a única reação será um grunhido, quando muito. Buenas, eu reclamava. Mandei muitos emails pra Vicasa, em Canoas, criticando principalmente o serviço de Integração. Nunca fez diferença. As coisas seguiram do mesmo jeito. Pessoas apertadas como sardinha, pessoas mofando nas paradas, pessoas pagando uma passagem nada barata. São as mesmas pessoas preocupadas apenas em chegar logo em casa (ou no trabalho), ignorantes dos seus direitos e do seu poder. Pessoas de caras cansadas, de rugas precoces e salientes, de gorduras sobrando pra todos os lados, pessoas fumando o seu cigarrinho venenoso pra aguentar a pressão. Vão chegar em casa e ver novela. No meio desta gente que parece não se importar com nada tem um ou dois Telmos. Que não fazem porra de diferença nenhuma. E os empresários, MILIONÁRIOS, ficando cada vez ricos, obrigado.
Buenas, tudo isso foi apenas um preâmbulo pra dizer que esta semana tive que mandar um email pra Carris. Aqui a coisa é um pouco mais triste porque o transporte público em Porto Alegre já teve dias melhores, já foi referência e merecedor de muitos elogios. Escrevi um email indignado pro SACC deles. Se dignaram a pelo menos mandar uma resposta (coisa que nunca recebi da Vicasa). É uma resposta padrão, provavelmente a mesma que é enviada pra todo mundo, mas já é alguma coisa. Dá pra desconfiar que pelo menos leram o email.

Moro no Centro de Porto Alegre e utilizo, vez ou outra, as linhas circulares C1, C2 ou C3. Gostaria de utilizá-las mais, mas o serviço é tão ruim que opto sempre por caminhar do Mercado Público até minha casa, perto do Gasômetro. Não é perto e mts vezes estou tremendamente cansado, mas já aprendi que esperar os circulares é tarefa quase sempre exasperante. Só que ontem vocês se superaram. Ontem o serviço conseguiu ser pior do que já era (embora pareça difícil piorar algo tão ruim). Era em torno de 19h. Esperei, junto com muitas outras pessoas, uma eternidade pelo C1. Na chuva. Em outros tempos se espera no frio, e mesmo quando eles chegam, ficam parados um tempão, com as portas fechadas. Aí, tentando melhor sorte, fui pra parada do C3, que demora muito mais pra me deixar em casa. Qual o que... mais uma eternidade esperando. E creiam, não estou sendo exagerado. Vi a chegada de uns dez Auxiliadoras, Rio Branco, Carlos Gomes, etc. Mas nada do C3. Enquanto isso, na parada do C1/C2, só chegavam ônibus (estes pequenos, ridículos, que vocês botaram pra substituir os antigos) “fora de serviço”. Por que tanta demora? Foi por causa da chuva? Por causa do trânsito no horário de pico? Bom, seja qual for o motivo, penso que é obrigação de vocês pensar em uma solução. Coloquem mais ônibus. Coloquem ônibus emergenciais (que saiam do centro) quando os outros estiverem presos no trânsito. Sim, estes também ficarão presos, mas garanto aos senhores que é muito melhor ficar parado dentro de um ônibus do que na chuva e no frio. 
Porto Alegre já foi uma referência em qualidade de transporte público. É triste que isto tenha se perdido. É triste o descaso para com os usuários. Vocês podem alegar que o número de passageiros não justifica uma frota maior, mas devo lembrá-los que, assim como eu, muita gente só não usa o serviço porque ele é RUIM. E de qualquer maneira, os poucos usuários que existem merecem um melhor tratamento. Fica então o pedido: tentem melhorar este serviço, por favor, façam uma experiência. 
As pessoas em geral são acomodadas, incapazes de fazer valer sua indignação (fico imaginando quantos emails iguais a este vocês receberam... provavelmente nenhum) e assim explicitar a gravidade do problema. Por isso sugiro aos senhores que tentem usar um dos circulares num dia de chuva e/ou frio em horário de pico. Garanto que vai mudar a sua opinião a respeito da coisa.

Mario Guerreiro

2 comentários:

Domenica disse...

Gostei dessa ideia de tentarem usar os próprios ônibus. Aliás, isso é uma tática que as empresas realmente utilizam (cliente oculto, acho que é o nome...)http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/09/empresas-usam-cliente-oculto-para-avaliar-qualidade-do-atendimento.html

enfim, nada como provar o proprio serviço, para ver se está bom...

Anônimo disse...

Cara, tu parece que tá falando do bairro harmonia - de Canoas. ônibus pra Mathias e guaju é um céu... tem ligação com tudo e a cada 5 min um. conheça o que é a linha harmonia, qualquer deles principalmente agora que ó sogalão só vai até o centro (estação) e ainda integra. Se quiser ir até o ipuc, por exemplo, tem de caminhar da estação até lá. é um raio-X de rins. e o diretão, então que ainda faz tur por Rio Branco... Iam tirar o transbordo, mas só demoliram o terminal... todo mundo TRANSBORDA em 2 paradões do centro, paradões, paredões de boiada correndo pra lá e pra cá atropelando-se e tropeçando uns nos outros. nossos governantes também não andam de transporte coletivo nem os serviços de saúde municipal.