terça-feira, 4 de março de 2008

Emanuelle

Há um gesto teu nos meus dias. É uma coisa que vem e vem e vem, sem nunca chegar. É um prenúncio que desfoca o mundo. Antes de ti, há essa promessa de ti, e não de hoje, sei que ela é maior. Sou um Santo Anselmo moderno com uma ontologia ao avesso, por que assim é o que traz de lá tua essência e tem de cá minha ânsia. Mas... será que me explico bem falando de ânsia? Quero dizer fruto de intrincadas angústias, quero dizer veneno de todas as polpas. Sede insaciada. Quase morte de inanição, quase morte... Cadê a literatura que vai explicar este gesto teu? Este, agora perdido na infindável possibilidade de gestos do mundo, mas sempre único nas tardes que venho vencendo tão duramente. Ou que venho perdendo tão duramente - como me situar em relação a isso? Sob qual ângulo devo sofrer? Tenho estabelecido tréguas, capitulado, repensado estratégias e me atirado às cegas contra essas tardes. Mas são tardes grandes demais.

6 comentários:

Gitane disse...

Perdoa-me a intromissão, mas este texto tem um cheiro familiar... Algo entre Miller e Fante, apesar da mancha indelével da tua persona e traço.

Sensacional. ; )

Telmo disse...

Obrigado, Gitane. Quem me dera eu fosse um décimo de qualquer um destes dois (preferencialmente o Miller).
Tu é a Gitane amiga do meu amigo Wilson?

Gitane disse...

Sim, sim. Amiga do Wilson e basicamente irmã da Maria.

Tu te lembras da inscrição em um muro londrino em meados da década de 60 que berrava a plenas injeções de tinta "Clapton is God"? Se eu tivesse chance de rabiscar palavras semelhantes, elas seriam algo do tipo: "Miller is the devil".

Goza de um favoritismo sem igual dentre os meus favoritos, esse gênio de nome Henry.

Abraço.

Telmo disse...

Oi, Gitane. Se tu vier a ler isso um dia, saiba que tentei responder antes, mas por alguma razão o Blogger não tava colaborando. Bom, só pra dizer que não sei quase nada de Miller (só li Trópico de Câncer e uma entrevista do cara- de onde veio surgiu minha maior simpatia por ele), mas admiro gurias que gostam deste tipo de literatura.
Dia deste vendi um exemplar de "O Mundo do Sexo". Uma edição bem bagacerinha, mas era um Miller e tinha um prefácio do Otto Maria Carpeaux (creia, é muito). Devia ter lido o livro antes de vender, mas eu tô virado num filisteu.
Abraços.

Anônimo disse...

nossa cara, mto bom.

Anônimo disse...

mas a parte do santo aneslmo avacalhou. mto bom mesmo.