segunda-feira, 31 de março de 2008

Traiu ou não traiu?

Ilustração que fiz pra uma matéria sobre a atualidade e a beleza de Dom Casmurro. Talvez Machado de Assis devesse ter intitulado a obra de "Senhora Capitu", a exemplo do Madame Bovary, de Flaubert. O escritor curitibano Dalton Trevisan tem um livro chamado "Capitu sou eu", uma referência à clássica resposta de Flaubert quando perguntado sobre quem era Madame Bovary. "Madame Bovary ces't moi" teria dito o grande escritor. As personagens femininas sempre têm presença mais marcante, na minha humilde opinião. Lembro que quando li Macbeth, do Shakespeare, pensei comigo mesmo: putz... a peça deveria se chamar "Lady Macbeth", afinal a mulher é que desperta e estimula a ambição do marido, ela é o personagem mais forte.
Buenas, não importa o que eu penso. Tá aí mais um desenho feito com todo o amor e carinho para alegrar os corações empedernidos dos frios leitores acadêmicos que se perderam no pragmaticismo.
Uhuuuuu... hoje tô com a corda toda!

Um comentário:

Anônimo disse...

Telmo, li Dom Casmurro há muitos anos e ainda lembro bem dos olhos dissimulados de Capitu. Nunca li Macbeth, mas conheço a história e a força de Lady nesse conto de Shakespeare. Por essas e outras, o que tu pensa importa, sim, pelo menos para essa tua leitora. E o desenho é lindo.